O QUE É SEGURANÇA DO TRABALHO

Blog dez 1, 2020

Conceito de segurança do trabalho

A Segurança do Trabalho é o conjunto de medidas adotadas para minimizar os acidentes de trabalho, as doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do funcionário, isso sem falar na melhoria no ambiente de trabalho e nas relações entre empregador e empregado.

Tudo isso é feito por meio de levantamentos técnicos, onde os profissionais responsáveis pela Segurança do Trabalho analisam a exposição dos trabalhadores no seu ambiente onde desenvolvem seu trabalho, reconhecendo os riscos que podem vir a ocasionar um acidente de trabalho ou levar a uma doença ocupacional.

Feito os levantamentos desenvolverão ações para prevenir acidentes e para maximizar a qualidade de vida.

As medidas adotadas para a Segurança do trabalho, são muito importantes nas empresas, pois demonstram cuidado pela qualidade de vida e mantêm um ambiente de trabalho saudável e seguro. Tudo isso influencia diretamente na produtividade e até na redução de custos como por exemplo diminuição do número de ações trabalhistas, pagamento de tratamento para o empregado acidentado ou nas faltas de empregados.

A Segurança do Trabalho, no Brasil, é definida por lei, isto é, há legislações específicas que regulamentam, bem como normas, leis complementares, portarias, decretos e convenções internacionais da Organização Internacional do Trabalho, reconhecidas pelo Brasil.

Desta forma, além de ser obrigatório é fundamental adotá-la por tudo que representa e pelo que a legislação prevê, é preciso conhecer todas as informações que a compõe.

Confira nos próximos itens mais detalhes.

Qual importância da saúde no trabalho?

A saúde ocupacional é uma importante estratégia não somente para garantir a saúde dos trabalhadores, mas também para contribuir positivamente para a produtividade, qualidade dos produtos, motivação e satisfação do trabalho e, portanto, para a melhoria geral na qualidade de vida dos indivíduos e da sociedade como um todo.

Além disso, há responsabilidades também no âmbito do poder público, que deve legislar e fiscalizar, bem como ao empregador, que deve cumprir com as normas estabelecidas em suas empresas, assim como ao colaborador, que precisa seguir as determinações.

Responsabilidades sobre a Segurança do Trabalho:

segurança do trabalho

Cabe ao Poder público:

  • Legislar sobre o tema;
  • Adotar medidas necessárias à fiel observância dos preceitos legais e regulamentares sobre SSST (Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho);
  • Impor penalidades cabíveis por descumprimento dos preceitos legais e regulamentares sobre SSST.

Cabe ao Empregador:

  • Cumprir e fazer cumprir as disposições legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho;
  • Elaborar ordens de serviços sobre segurança e saúde no trabalho, dando ciência aos empregados por comunicados, cartazes ou meios eletrônicos;
  • Informar aos trabalhadores:
  • Os riscos profissionais que possam originar-se nos locais de trabalho;
  • Os meios para prevenir e limitar tais riscos e as medidas adotadas pela empresa;
  • Os resultados dos exames médicos e de exames complementares de diagnóstico aos quais os próprios colaboradores forem submetidos;
  • Os resultados das avaliações ambientais realizadas nos locais de trabalho.
  • Permitir que representantes dos trabalhadores acompanhem a fiscalização dos preceitos legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho;
  • Determinar procedimentos que devem ser adotados em caso de acidente ou doença relacionada ao trabalho.

Cabe ao Empregado

  • Cumprir as disposições legais e regulamentares sobre segurança e saúde do trabalho, inclusive as ordens de serviço expedidas pelo empregador;
  • Usar o EPI (equipamento de proteção individual) fornecido pelo empregador, e se responsabilizar pela guarda e o uso correto;
  • Submeter-se aos exames médicos previstos nas NR’s (normas regulamentadoras);
  • Colaborar com a empresa na aplicação das NR’s.

Conclusão:

O Técnico em Segurança do Trabalho além de reduzir as chances de acidentes, auxiliar na promoção da saúde ocupacional e também na redução dos riscos de incêndios, os profissionais desta área fazem com que as tarefas sejam realizadas de formas mais organizadas, elevando a produção e melhorando a qualidade do trabalho.

Elizabeth Garcia – Técnica em Segurança do Trabalho