Imobiliária, o encerramento da locação não precisa ser um desafio!
O fim da locação não precisa ser o início de um problema
Muitas imobiliárias, corretores de imóveis ou gestores de locações vivem passando sufoco na finalização das locações.
Se pararmos para analisar as ações judiciais locatícias, boa parte das demandas, estão relacionadas a finalização da locação. Alguns dos problemas:
- Retenção da caução do locatário;
- Negativa da entrega das chaves do imóvel;
- Cobrança por “destruição” do imóvel;
- Ausência de notificação do laudo de vistoria final.
Eu poderia ficar aqui relacionando inúmeros problemas comuns no encerramento
da locação, mas a ideia é te mostrar que é possível reduzir, e muito, esses problemas na sua operação.
Aqui, se encaixam os corretores, imobiliárias e até locadores que fazem administração de locação. Não importa o seu local de fala, o que importa é ter o conhecimento para se evitar, ao máximo, problemas na finalização da relação locatícia.
Eu sempre digo para os meus alunos no curso “Encerrando a locação sem estresse”, se você tem clareza dos seus procedimentos internos, você tem tudo. Em contra partida, se você não tem um procedimento interno claro para a finalização da relação locatícia, provavelmente você enfrentará problema comuns aos profissionais e imobiliárias que fazem gestão de locação.
Acredito que o seu objetivo, assim como o meu, seja de ser cada vez melhor e diferente para se destacar desse mercado tão “quadrado” e que pouco se fala em reciclagem. Está ai o motivo pelo qual, existem problemas tão comuns aos profissionais e imobiliárias que fazem gestão de locação! A falta de atualização e olhar para os cuidados, muitas vezes básicos, causa o resultado da maioria.
Você consegue enxergar qual é esse resultado? Ser mais do mesmo, igual! Por acreditar que podemos fazer diferente, eu criei o curso “Encerrando a locação sem estresse”, resolvi compartilhar o que faço nas minhas locações, e como advogada, presto assessoria à profissionais da área para aumentar a performance e resultados das imobiliárias!
Vamos começar pelo começo!
Primeiro é necessário entender quais são as possibilidades de encerramento das locações. Você sabe? De acordo com a legislação, essas são elas:
A. Por pedido do locatário, de forma antecipada;
B. O locatário poderá denunciar a locação por prazo indeterminado mediante aviso por escrito ao locador, com antecedência mínima de trinta dias;
C. Nos casos de extinção de usufruto ou de fideicomisso, a locação celebrada pelo usufrutuário ou fiduciário poderá ser denunciada, com o prazo de trinta dias para a desocupação, salvo se tiver havido aquiescência escrita do nuproprietário ou do fideicomissário, ou se a propriedade estiver consolidada em mãos do usufrutuário ou do fiduciário;
D. Se o imóvel for alienado durante a locação, o adquirente poderá denunciar contrato, com o prazo de noventa dias para a desocupação, salvo se a locação for por tempo determinado e o contrato contiver cláusula de vigência em caso de alienação e estiver averbado junto à matrícula do imóvel;
E. Por mútuo acordo;
F. Em decorrência da prática de infração legal ou contratual;
G. em decorrência da falta de pagamento do aluguel e demais encargos;
H. Para a realização de reparações urgentes determinadas pelo Poder Público, que não possam ser normalmente executadas com a permanência do locatário no imóvel ou, podendo, ele se recuse a consenti-las.
Segundo, para praticamente cada uma dessas possibilidades, você precisa ter um procedimento interno, tendo em vista que cada uma terá sua particularidade legal, e até contratual.
Por serem muitas as possibilidades de rescisão, eu trarei uma sugestão para os profissionais e empresas que realizam gestão de locação, a forma que entendo ser mais clara, objetiva e cuidadosa para esse encerramento. E para isso, decidi que um organograma seria ideal para melhor visualização.
Terceiro, entenda que é fundamental que o seu procedimento de encerramento da locação esteja no contrato de locação para evitar desencontros nesta reta final da locação.
Lembre, o locatário à essa altura está focado no seu novo lar, correndo para entregar o imóvel antigo e organizar o novo para que a vida volte “ao normal”. É importante empatia. Claro que nem todas as pessoas são corretas no encerramento da locação, mas para isso eu insisto tanto em um procedimento claro de encerramento.
Quarto, para finalizar, pense no seguinte: como gestor da locação, sua obrigação é não levar problemas para o locador. Mas se o problema for inevitável, a sua parte como profissional deve ser, no mínimo, impecável. Então, deixe tudo no contrato, faça as vistorias bem feitas, gere as notificações e o termo de entrega de chaves excelentes, para que isso sirva de prova para o seu cliente locador, em caso de necessidade.
Nessa hipótese, o problema não foi a sua prestação de serviço! Entende como isso faz diferença?
Se você gostou do conteúdo, deixe seu comentário! Até a próxima.
Mariana Muñoz
https://www.instagram.com/marianamunozadvogada/